0

Retrospectiva 2013 da Bia - Leituras! (Parte 1)

Posted on quinta-feira, janeiro 02, 2014

Os finais de ano são sempre cheios de retrospectivas. As pessoas parecem amar pensar naquilo que passou. E costumam lembrar de tragédias - os acontecimentos mais marcantes, como o incêndio na boate Kiss e outros infortúnios muito revirados pela mídia.
Entretanto... Por que não lembrar dos bons momentos de cada um de nós? Os meus residem nos momentos de lazer que tive. Esses, por sua vez, residem nas leituras, nos passeios, nas músicas que conheci e nos episódios seriado que tive a oportunidade de assistir.
Momento desabafo: o que me caracteriza como eu mesma, na verdade, não é nada do Direito. Ainda tenho dúvidas se nasci para isso. Eu amo ler minhas bobagens, aproveitar cada palavra de um Young Adult... Perder horas em frente ao computador assistindo Pretty Little Liars ou qualquer coisa tipo série... Deitar na rede, pegar um vento, ouvir minhas músicas favoritas... Escrever aqui... Mas nada disso vai me alimentar e me cobrir, vai? Fim do momento desabafo.
Aqui está, então, a retrospectiva dos livros que li neste ano! (Post dividido em 2 por motivos de: li uns 10 livros, isso daria um post muito grande)


1. O Restaurante no Fim do Universo (O Guia do Mochileiro das Galáxias, #2) - Douglas Adams
Quando? 02/02/2013
Sobre o que é? O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.
Conclusões: Não lembro perfeitamente do livro. Tenho certeza de uma coisa: é melhor que o terceiro, que estou lendo agora. Gostei bastante desse segundo livro, tanto que recomendei a leitura da série para minha mãe! Grandes revelações nesse livro. Adams tem um humor muito diferente de qualquer coisa que se consiga encontrar em qualquer outro autor - um humor irônico-nonsense. Ótimo livro, melhor que o primeiro - que é muito bom -, e sem dúvida melhor que o terceiro que tem deixado a desejar.
Avaliação final: Cinco estrelas <3 span="">

2. Perversas (Pretty Little Liars, #5) - Sara Shepard
Quando? 21/02/2013
Sobre o que é? Hanna está tentando retomar sua vida após descobrir que sua melhor amiga tentou matá-la, mas, para complicar a situação, precisa aprender a conviver com sua futura meia-irmã, Kate e lutar para manter a popularidade em alta. A indiferença da família Hastings está sendo uma tortura para a adorável Spencer, e com a morte da avó novos e terríveis segredos virão à tona. Parece que Aria não consegue mesmo ficar longe dos homens mais velhos, visitando uma exposição de arte, o que lhe chama a atenção é um interessante desconhecido...que voltará a cruzar seu caminho. E Emily, a garota que gosta de garotas, talvez não goste só de garotas.... Fique esperta. Uma vez em Rosewood, você não poderá sair até descobrir o que o destino preparou para estas belas mentirosas! 
Conclusões: Enjoei dos livros. Caí na real para o fato de que eles são muito infantis, mesmo colocando partes que crianças não leriam. Não gostei muito desse livro, apesar de ele trazer revelações muito interessantes. Acho que, apesar disso, esse é um daqueles casos raros em que eu gosto mais da produção audiovisual do que do livro. Ponto. 
Avaliação final: Três estrelas.

3. Medo Líquido - Zygmunt Bauman
Quando? 09/05/2013
Sobre o que é? O ser humano vive hoje em meio a uma ansiedade constante. Temos medo de perder o emprego, medo da violência urbana, do terrorismo, medo de ficar sem o amor do parceiro, da exclusão. O resultado? Temos que nos atualizar sempre e acumular conhecimentos, circulamos dentro de shopping centers, dirigimos carros blindados, vivemos em condomínios fechados. O medo é uma das marcas do nosso tempo. Em seu novo livro, Bauman faz mais um estudo singular sobre a vida contemporânea e revela um inventário dos medos atuais.
O autor mapeia as origens comuns das ansiedades na modernidade líquida e examina mecanismos que possam deter a influência do medo sobre as nossas vidas.
Segundo Bauman, as certezas da modernidade sólida se foram, e, com isso, a utopia do controle sobre os mundos social, econômico e natural desmoronou. Em mais um estudo singular sobre a vida contemporânea, Bauman divide com o leitor suas análises sobre o tema.

Conclusões: Livro de um sociólogo, mas eu não li pela aula! Muito bom no começo, mas passa a ser maçante no final, porque ele é bastante repetitivo. Na verdade não estou certa de haver concluído a leitura, mas se faltou algo foi pouco. Um ótimo livro, apesar de repetitivo.
Avaliação final: Quatro estrelas.

4. Justiça - O que é fazer a coisa certa? - Michael Sandel
Quando? Nunca concluí.
Sobre o que é? Quais São Nossos Deveres para com os outros como pessoas de uma sociedade livre? O governo deve taxar o rico para ajudar o pobre? O livre mercado é justo? Pode ser errado, às vezes, falar a verdade? Matar pode ser moralmente necessário? É possível, ou desejável, legislar sobre a moral? Os direitos individuais e o bem comum conflitam entre si? O curso “Justiça” de Michael J.Sandel é um dos mais populares e influentes na Universidade de Harvard. Quase mil alunos aglomeram-se no anfiteatro do campus para ouvir Sandel relacionar as grandes questões da filosofia política aos mais prosaicos assuntos do dia e, neste outono, a rede pública de televisão transmitirá uma série baseada em suas aulas. Justiça oferece aos leitores a mesma jornada empolgante que atrai os alunos de Harvard. Este livro é uma exploração investigativa e lírica do significado de justiça que convida os leitores de todas as doutrinas políticas a considerar as controvérsias familiares de maneira nova e iluminada. Ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados — Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem mais firme da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também nossas convicções. Justiça tem vida, provoca o raciocínio e é sábio — uma nova e essencial contribuição para a pequena prateleira dos livros que abordam, de forma convincente, as questões mais difíceis da nossa vida cívica.
Conclusões: Não terminei o livro porque escolhi uma época turbulenta para começar. O livro é muito bom! Passa de forma prática e sintética pelas teorias sobre justiça de pensadores como Aristóteles, Rawls e outros. Eu li durante muito tempo, com muitas pausas então lembro de quase nada. Pretendo ler novamente, por isso abandonei, e conta como se nem tivesse lido. Fica como meta para 2014! O que lembro de ter lido foi muito útil nas pesquisas sobre Bioética, principalmente no que diz respeito a justiça distributiva etc.
Avaliação final: inconclusiva. Parcial, pode-se dizer que 4,5. :D

Os outros ficam para o próximo post... 

Esse post foi embalado por: Halestorm e The Pretty Reckless.