0

O intercâmbio dos outros

Posted on quarta-feira, julho 22, 2015

Mimos da China!
Saí do trabalho. Peguei o trem. Estava ansiosa. Não por ir à Polícia Federal, renovar passaporte. Por reencontrar uma amiga que não via há dez meses.
Ela fazia intercâmbio na China, lá do outro lado do mundo. Outra cultura, outros costumes, outra língua... Deve ser estranho passar tanto tempo em um lugar tão diferente. Mas eu só posso conhecer o meu lado, o lado dos que ficam.
Sempre vejo pessoas escrevendo seus diários de viagem, blogs sobre intercâmbio etc. Mas acho que nunca vi ninguém falando sobre quem fica. Até porque somos meros coadjuvantes nessa história. Mas são muitos mais os que ficam, do que os que vão.

Quem será que sente mais saudades: quem viaja ou quem fica? Eu não sei responder essa pergunta. Eu diria que quem fica, porque a pessoa que vai vê muitas coisas novas, diferentes do cotidiano. Há quem diga que é quem viaja, porque está distante de todos que convive, justamente desse cotidiano que nos prende aqui.
Saudade é uma coisa engraçada para quem fica, também. Tenho mais uma amiga fazendo intercâmbio atualmente, na Alemanha. Toda vez que, nesses últimos meses, pensei em falar com elas, tentei me frear um pouco. Sinto como se estivesse me intrometendo nas experiências delas por falar demais. O contato muito frequente com o país natal pode prejudicar a absorção do idioma e cultura locais. Mas até que ponto isso é saudável? Quando você deixa de ser uma amiga preocupada e passa a ser a chata que não fala mais com a amiga distante?
Algo legal, por outro lado, é o fato de em cada conversa haver tanta coisa para contar! Quem fica tem tanto para aprender com quem foi... Quem foi tem tanto para saber sobre quem ficou.
E quando o intercâmbio dos outros termina, você apaga toda a distância e o tempo longe com um abraço. Não há nada como reencontrar um amigo.

A foto acima é dos chás chineses que ela trouxe para mim, Jan e minha mãe! Eles tem um cheiro maravilhoso e a promessa é que o da direita tenha gosto de pão (?). Obrigada